Saiba o que Mônaco faz para ser um destino sustentável

18 de outubro de 2021
Viagens Culturais

Mônaco é mundialmente conhecido por seus hotéis luxuosos, pela gastronomia refinada e pelos inúmeros eventos durante o ano. Mas o destino também vem se tornando uma referência em Turismo sustentável ao reinventar o conceito de luxo a partir de valores ecológicos e sociais. 
Mônaco é tão aliado da natureza que logo na chegada o turista já pode reduzir o impacto ambiental. Do aeroporto de Nice Côte d´Azur, é possível alcançar o Principado de ônibus, carro ou de trem. Tem empresas de traslados privativos com veículos premium 100% elétricos.

Mais de 2.000 quartos de hotéis detêm o certificado Green Globe, o que corresponde a 88% da capacidade hoteleira de Mônaco. Uma dica de uma uma estadia completamente sustentável é o Monte-Carlo Bay Hotel & Resort.  Modelo de gestão responsável, o empreendimento possui uma horta de 400 metros quadrados mantida pela startup Terrae e que fornece frutas e vegetais orgânicos para serem delicadamente preparados pelo chef do hotel. Além de abrigar um exuberante jardim e uma lagoa, o  Monte-Carlo Bay conta com 1.000 metros quadrados de painéis solares em sua estrutura e merece o reconhecimento por reduzir o consumo de energia em 30% em apenas oito anos de existência.


Ao sair para explorar a região, as bikes elétricas da empresa Monabike são fáceis de encontrar e alugar. O Principado tem mais de quarenta estações com 390 bikes disponíveis para locação por uma hora ou mais. 


Já a pé, a dica é conhecer os vários jardins de Mônaco que compõem o patrimônio natural do país. O Jardin de la Petit Afrique, por exemplo, é o lar de diversas espécies tropicais. Já o Jardin Saint Martin, situado entre o Museu Oceanográfico e a Catedral de Mônaco, reúne várias árvores históricas e até mesmo hortas orgânicas públicas. Do jardim, o viajante pode fazer a trilha da biodiversidade, passear por percursos menos conhecidos e alcançar a entrada de cavernas que, no passado, abrigaram os primeiros povos pré-históricos de Mônaco. Você pode ter ainda a sorte de avistar aves aquáticas na enseada do Porto de Fontvieille ou ainda os rápidos falcões-peregrino sobrevoando o Rochedo. No Principado, a natureza está em todo lugar.

Conheça o Principado por uma nova perspectiva e programe seu roteiro baseado nas principais atividades sustentáveis que o país oferece. Consulte a DeSicaTur para te ajudar no planejamento de sua próxima viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *