Cusco, no Peru

As essências de Cusco

11 de junho de 2018
Fique por dentro

Quem pensa que Cusco é apenas parte do caminho para se chegar a Machu Picchu, se engana! O local surpreende com a variedade de cores, pela belíssima arquitetura, pelas ruelas rústicas e becos de pedra, pelas praças, pelo artesanato e muito mais.

.
Cusco foi a capital do Império Inca e é um grande museu a céu aberto. Fica bem explícita na cidade a harmonia entre da cultura européia com a cultura Inca! Note a mescla da clássica arquitetura colonial espanhola com as ruínas arqueológicas dos povos antigos que habitavam a região.

.
Com guia ou por conta, não deixe de andar sem rumo pelas ruas de Cusco (tanto de dia como de noite). É como voltar no tempo descobrindo pessoas, casinhas, bares populares, vendedores de artesanato, etc.

.
Uma vez em Cusco, não deixe de visitar:

Plaza de Armas e Catedral

É a principal e mais famosa praça da cidade! Fácil de reconhecer pois é está a Catedral – um dos cartões-postais da cidade. Local bem turístico com diversas opções de restaurantes, bares, hotéis, agências de turismo, Esta praça chegou a ser o centro administrativo, religioso e cultural da capital do Império Inca antes dos espanhóis chegarem. De acordo com a lenda existente, a praça marca o centro exato do Império Inca, dando a Cusco o apelido de “umbigo do mundo”.Catedral de Cusco por dentro é cheia de pinturas, ouro e prata. Possui esplêndidos altares tanto de estilo renascentista como do barroco e neoclássico. Também tem uma coleção de pinturas da escola cusquenha com obras de Diego Quispe Tito, Basílio Santa Cruz Pumacallo, Basílio Pacheco e Marcos Zapata, que criaram uma singular ” Última Ceia”.

cusco 20.jpg

Qorikancha (o Templo do Sol) e Convento de Santo Domingo

O Convento de Santo Domingo um imenso prédio católico construído sobre o templo inca em homenagem ao deus Sol, chamado Qoricancha, que significa pátio dourado em quéchua. O local é um museu arqueológico que era usado para cerimônias e estudos de astronomia e matemática dos Incas.

cusco 9

Tambomachay 

Localizado a 5 kilometros de Cusco e a 3.755 metros de altitude, Tambomachay foi um templo dedicado às águas considerado um sítio de purificação e um lugar para descanso de quem viajava pela região. Nessas ruínas é possível perceber toda a tecnologia hidráulica desenvolvida pelos Incas. A água ainda flui por um sofisticado sistema de aquedutos e canais no pequeno complexo de terraços e piscinas construídos por ali. Dizem que beber a água de Tambomachay cura vários males.

cusco 10

Parque Arqueológico de Saqsaywaman

Saqsaywaman, localizado a 2km de Cusco, é conhecido como uma fortaleza apesar de não ter tido nenhuma função militar.O lugar é outro sítio arqueológico que funcionou como centro cerimonial, uma zona sagrada e de estudos. É feito com rochas gigantes, que chegam a 5 metros de altura e 350 toneladas!

cusco 7

cusco

CUSCO AT NIGHT

Todos falam bastante dos pontos turísticos de Cusco durante o dia, mas esquecem de falar da noite cusquenha! A cidade fica bem romântica durante a noite quando as luzes amarelas dão um contorno as ruelas e a arquitetura local.A cidade oferece bons restaurantes com música ao vivo, bares cheios com gente animada e festas regadas a muito pisco sour. Uma sugestão de restaurante e pisco bar: Limo Cocina Peruana & Pisco Bar.

cusco 11

cusco 12

.
SUGESTÕES DE HOSPEDAGENS DE CATEGORIA SUPERIOR EM CUSCO:

Ainda não planejou sua viagem? Damos dicas de excelentes hospedagens, destinado aos passageiros mais exigentes. Mesmo que você não queira ficar em hotéis de categoria superior, a cidade tem diversos hotéis excelentes de categoria 3 estrelas.

Terra Andina Hotel – O Terra Andina Hotel de 4 estrelas com estilo contemporâneo, localizado no centro histórico de Cusco, a uma curta distância de igrejas e museus. O hotel abriu em 2003 e foi completamente restaurado em 2005. O hotel oferece massagem de reflexos e hidromassagem para relaxamento e refresco.

Aranwa Cusco Boutique – Hotel construído em uma grande casa colonial do século XVI, contem vários quadros da escola Cusqueña, esculturas esculpidas que demonstra a grandeza da época. Tem quartos elegantes com ar condicionado com sistema de oxigênio inteligente. O hotel esta situado a duas quadras da Praça de Armas de Cusco.

Novotel Cusco – Hotel no centro histórico de Cusco, perto das principais atrações turísticas. Possui arquitetura moderna e colonial, com quartos amplos e wifi. Tem área para relaxamento em um pátio coberto, e restaurante com cozinha internacional.

Inkaterra La Casona – O Inkaterra está localizado em uma exclusiva mansão colonial histórica e dispõe de acomodações luxuosas com lareiras em mármore, além de galeria espanhola de pedra decorada e pátio central. As acomodações também incluem sofás em borgonha escuro e tapetes e tecidos sofisticados.

Palacio Manco Capac Ananay Hotels – O hotel é uma bela propriedade colonial com quartos espaçosos e elegantes com vista para o jardim. O hotel é central e possui restaurante e um bar/lounge.

Palacio del Inka a Luxury Collection Hotel – O hotel fiva numa imponente mansão de quase cinco séculos no centro histórico de Cusco, em frente ao Koricancha. Serviços e atendimento são impecáveis, onde você se sente como um verdadeiro rei sem seu palácio.

Belmond Hotel Monasterio – O hotel, que fica bem ao lado praça central de Cusco, foi um antigo mosteiro e monumento nacional de 1592. Hoje é um adorável retiro que combina charme secular com os serviços de luxo em hotelaria. Os móveis são em madeira maciça, e com obras de arte antigas e belos detalhes arquitetônicos. Todo esse cenário contribuem para a atmosfera histórica.

JW Marriott El Convento Cusco –  O hotel apresenta decoração imponente com tijolos de época aparentes, tetos abobadados e móveis de design sofisticados. Os quartos são bem elegantes, com piso em parquet, cadeiras acolchoadas e móveis de madeira escura.
O Hotel tem 2 restaurantes com especialidades peruanas e culinária internacional.

cusco 15

.

NÃO FIQUE COM MEDO DE PASSAR MAL COM A ALTITUDE!

Cusco está a de 3.400m acima do nível do mar. Muitos passam mal por conta da altitude, também chamado de soroche. Leva um pouco de tempo para o corpo se acostumar com a altitude, e os sintomas passam de forma gradual.Dizem o que chá de coca funciona bem para aliviar o soroche. Mas certas dicas também podem ajudar:- Utilize o dia de chegada para se aclimatar, e evite fazer grandes esforços.- Alimente-se leve evitando sal- Beba bastante água. – Compre uma caixinha de Soroche pills, remédio fitoterápico que acelera a aclimatização.

cusco 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *