Redefinindo viagens de “bem-estar”

3 de janeiro de 2022
Viagens Culturais

Rapel descendo uma cachoeira gigante, prática de SUP, ioga em um lago próximo a um vulcão, ou visitar uma cooperativa de café que apoia mais de 200 agricultores locais. Isso soa como atividades típicas de um retiro de bem-estar? Não em minha mente.

Sempre associei a ideia de viagens de bem-estar a um spa ou retiro de ioga. Imaginei muito alongamento, meditação, massagens e momentos de silêncio. E embora eu ame todos os itens acima, também anseio por aventura e cultura enquanto viajo. Uma viagem que realizei a Costa Rica foi o equilíbrio perfeito entre aventura, cultura e relaxamento e redefiniu definitivamente o que uma viagem de “bem-estar” é para mim. Veja como:

Locais pitorescos
Sempre quis visitar a Costa Rica por sua dedicação ao ecoturismo, mas nessa viagem percebi que também é o lugar perfeito para o bem-estar. Não só é repleto de paisagens diversas, mas contém cerca de 6% da biodiversidade mundial. Então, para uma área tão pequena, há uma grande quantidade de flora, fauna e animais para ver. Como você pode ficar estressado quando está rodeado por belas palmeiras e pássaros cantando?

Remodelagem
Ao longo da semana, nosso roteiro incluiu várias atividades focadas em aventura, cultura e spa, baseadas em atenção plena, movimento e alimentação. Fizemos a maioria das atividades em grupo, mas podíamos escolher entre determinadas atividades dependendo do que nos interessava. Além disso, a programação incluía tempo de descanso para relaxamento e reflexão. Por exemplo, começamos a viagem com uma cerimônia de definição de intenções que deu o tom para o resto da viagem.

Aula de ioga de stand-up paddle board (SUP)
Não sou um iogue, mas gostei de ter a oportunidade de fazer diferentes tipos de ioga todos os dias. Com opções como ioga aérea e ioga ao nascer do sol na praia, nunca ficava entediante, o que era um dos meus temores ao fazer um retiro de bem-estar. Meu favorito era definitivamente stand-up paddleboard (SUP) ioga no Lago Arenal, onde tínhamos um vulcão majestoso como pano de fundo.

Imersão em fontes termais após um relaxante banho de lama
Nossa segunda parada foi no Parque Nacional Rincón de la Vieja, conhecido por suas abundantes atividades ao ar livre, vulcões e florestas. A maioria de nossas atividades girava em torno de nossa pousada ecológica, que oferecia experiências como caminhadas, ioga e minha favorita: tomar um banho de lama e depois mergulhar em fontes termais naturais.

Tentando algo novo
Tivemos muitas oportunidades de aprender novas habilidades como surf e canyoning. A maioria do nosso grupo nunca desceu de uma cachoeira de rapel, mas estava aberto para tentar. Talvez fosse a natureza da viagem, o apoio do nosso grupo ou a vontade de vencer os medos, mas parecia que todos nos sentíamos encorajados a sair de nossa zona de conforto.

Comer refeições locais, saudáveis e deliciosas
Uma parte vital do bem-estar é comer bem. A Costa Rica tinha muitas opções de comida local e saudável para saciar nossas papilas gustativas. Pudemos experimentar uma variedade de restaurantes locais que nunca sacrificaram o sabor. Melhor ainda era dividir as refeições com um grupo de viajantes com ideias semelhantes.

Retribuição à comunidade
Uma viagem sem deixar de lado meu pequeno compromisso com as comunidades locais. Para esta viagem, todos os nossos guias eram locais, os restaurantes onde comemos eram em sua maioria familiares e visitamos uma plantação de café da comunidade que apoia mais de 200 pequenos agricultores.

*

*

*




Gostou do conteúdo? Entre em contato com a DeSicaTur para organizar sua viagem a Costa Rica, ou algum outro destino de bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *