Chapada Diamantina Trekking no Vale do Pati

Código: cdvpvent8
8 DIAS / 7 NOITES
Categoria:
  • 1 cd 4

A região central do estado da Bahia esconde uma das mais belas paisagens do nosso país. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma região de serra que abriga belíssimos cânions, vales, grutas, lagoas e grandes cachoeiras. A região ainda abriga cidades coloniais, que testemunharam o ciclo de extração de Diamante, no século 19, e que deu o nome ao local. Entre elas está a pequena Xique-Xique de Igatú e a charmosa cidade de Lençóis, com suas ruas de paralelepípedo, pousadas e rica gastronomia.

INCLUI
– Traslados privativos, compartilhados para todos os clientes;
– 07 noites de hospedagem com café da manhã;
– todos os passeios citados com acompanhamento de guia, taxas e transporte quando necessário;
– carregador(es) para ítens pessoais (Limite de um “bag”de 25 litros para acomodar a bagagem pessoal que será levada pelos carregadores). Para saídas com apenas 1 pessoa, o carregador será o próprio guia;
– refeições mencionadas no roteiro;
– seguro viagem.
NÃO INCLUI – Passagem Aérea Origem x Lençóis x Origem (consulte-nos)
– Refeições durante os traslados
– Despesas de ordem pessoal
– Bebidas
HOTELARIA PREVISTA (ou similares) Em Lençóis – Pousada Pouso da Trilha
Vale do Capão – Pousada do Capão
Vale do Pati – As casas do Pati foram beneficiadas com o programa do governo Luz para todos. Desta forma foram instaladas placas solares em todas as casas que alimentam prioritariamente lâmpadas frias (ecologicamente corretas) nos cômodos, banheiros, cozinha e área externa. Não alimenta chuveiros, nem geladeiras ou qualquer aparelho que exija o consumo maior de energia. Os apartamentos são coletivos e compostos por camas e beliches.
VALORES A partir de R$ 3.580 por pessoa

 

COMO CHEGAR A LENÇÓIS:
Há três opções de se chegar a Lençóis a partir de Salvador:
1) Aéreo até Salvador + ônibus até Lençóis (saídas diárias)
2) Aéreo até Salvador + transfer privativo até Lençóis (saídas diárias)
3) Aéreo AZUL até Lençóis (aos Domingos e quintas)

DISTÂNCIAS:
Lençóis, principal cidade da Chapada Diamantina está a aproximadamente 425 Km de Salvador, no interior do Estado da Bahia.

O QUE LEVAR:
Mochila pequena, bota para caminhada (ou tênis antiderrapante), agasalho, boné, protetor solar, lantena, cantil, capa de chuva (anorak), maiô, toalha pequena para os passeios, short, câmera fotográfica.

1º dia - ORIGEM / LENÇÓIS / VALE DO CAPÃO
Recepção no aeroporto de Lençóis e transfer para acomodação no Vale do Capão. Jantar e pernoite no Vale do Capão.

2º dia - VALE DO CAPÃO / GERAIS DO VIEIRA E GERAIS DO RIO PRETO / VALE DO PATI
Início do trekking do Vale do Pati passando pelos campos de altitude do Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto e pela Ruinha até chegarmos na casa de morador. Pernoite no local.
* Caminhada: 22km - grau de dificuldade: Difícil - Caminhada de longo curso e com diversos trechos de subida e descida. Travessia do rio Capão no início da trilha e travessia de córregos (Galinhas, Ancorado, Cristais, Ruinha) ao longo do trajeto.

3º dia - CACHOEIRÃO POR CIMA
Caminhada até o Cachoeirão por cima. Pernoite na casa de morador.
* Cachoeirão - é a segunda maior cachoeira da Chapada. Dependendo da quantidade de chuvas que ocorrerem nos dias anteriores pode-se avistar mais de 20 quedas d´água despencando de quase 280 metros de altura!!!!
* Caminhada: 16 km ida e volta - grau de dificuldade: Médio - Caminhada com trecho de 2km de subida e 6 km em trilha plana. O retorno é feito pela mesma trilha.

4º dia - VALE DO PATI / CACHOEIRA DO FUNIL E LAJEDO / MORRO DO CASTELO
Caminhada (2,5km - 40min) até a Cachoeira do Funil (50m) e do Lajedo (10m) . Parada para banho. Escalaminhada até o Morro do Castelo (5km - aprox. 2h 30m) com parada para lanche no trajeto. 5km de retorno até a casa de morador para jantar e pernoite.
* Caminhada: Total de 12km - Grau de dificuldade: Médio - no trecho entre a casa de morador até a Cachoeira dos Funis - 600m de subida no início da trilha, 1km de descida até o leito do rio e 400m saltando pedras ao longo rio Pati. - Grau de dificuldade: Difícil - no trecho entre a casa de morador até o Morro do Castelo - A subida do Morro do Castelo contém trechos realmente íngremes que sugerem o uso do apoio com as mãos. No retorno, a descida dos mesmos trechos íngremes é vencida agachando-se.

5º dia - PATI DE CIMA / PATI DE BAIXO
Caminhada pelo Vale do Pati até a casa de morador, próximo ao Vale do Cachoeirão. Paradas para banho durante a travessia no Rio Pati. Acomodação, jantar caseiro e pernoite na casa de morador.
* Caminhada: 12km - grau de dificuldade: Médio - A maior parte da caminhada é feita em descida, porém bastante suave. No caminho, acontece a travessia do Rio Pati num trecho de 25m saltando as pedras que sobressaem no rio.

6º dia - VALE DO PATI / ANDARAÍ / POÇO AZUL / PAI INÁCIO / LENÇÓIS
Caminhada até Andaraí. Traslado até o Poço Azul (30km de asfalto e 15km de terra - 50min). É permitido mergulho de 20 minutos. Almoço no local (comida caseira). Traslado para o Morro do Pai Inácio para assistir o por do sol (83km no asfalto e 17km de terra +15min de caminhada em aclive). Retorno a Lençóis. Pernoite em Lençóis.
* Poço Azul - Dentro de uma caverna o Poço Azul possui um lago de águas cristalinas com uma plataforma de madeira para facilitar o acesso ao poço. As luzes dentro do poço mudam de acordo com o deslocamento do sol.
* Caminhada: 16km - grau de dificuldade: Difícil - O trajeto é dividido em 25m de travessia do Rio Pati, 4 km de subida da Ladeira do Império em aproximadamente 1h30min e 12 km de descida sem sombra até Andaraí em 3h00min em média.
* Morro do Pai Inácio (1240m) - considerado um dos cartões postais da Chapada Diamantina o Morro do Pai Inácio propicia uma das mais espetaculares vistas da região, os vários morros achatados que caracterizam a paisagem desse local.

7º dia - LENÇOIS
Dia livre. Pernoite em Lençóis.

8º dia - LENÇÓIS / ORIGEM
Traslado ao aeroporto de Lençóis.

Valor:R$3,580.00

Preencha os dados abaixo nos informando o que procura e entraremos em contato