Conhecendo detalhes da Patagônia
Quando buscamos informações na internet sobre a Patagônia, os principais atrativos de destaque são o grandioso Glaciar Perito Moreno (em El Calafate na Argentina), e imagens do Parque Nacional Torres del Paine (Patagônia Chilena).
Mas há outros cenários impressionantes, que valem dar destaque ao planejar uma viagem pela região! Destacaremos neste post a Estância Cristina, em El Calafate.
As Estâncias nessa região são grandes fazendas onde se criam comumente ovelhas. Elas são parte da história da região patagônica. A história da Estância Cristina começa com um casal de ingleses que começaram a procurar por terras para plantar e criar gado, como se fosse um processo de povoamento da região com incentivo do Governo da época. Encontraram o que queriam no braço norte do Lago Argentino. Uma das filhas do casal, Cristina, passou a vida na região. Depois da morte da família, anos depois, a estância passa a ser encorporada ao Parque Nacional. Com intuito de preservar a história da família, o local foi transformado em um espaço turístico.
Hoje a Estância Cristina tem 22mil hectares, possui uma natureza mágica com seus glaciares, picos nevados e lagoas. O destaque do passeio pela região é ter uma vista privilegiada de outro majestoso glaciar – o Glaciar UpSala.
O passeio dura o dia inteiro, algo semelhante a visita ao Perito Moreno. O início do passeio se dá pela navegação no Lago Argentino, o maior lago da Argentina que impressiona pela cor com tom azul acinzentado. Durante o percurso é possível visualizar grandes icebergs que ali flutuam, após terem desprendido-se dos glaciares.
Ao chegar em terra firme, é possível escolher por 3 tipos de passeios:
– Passeio de Carro 4×4 ao Mirador do Glaciar.
– Passeio Trekking pela região e ao Mirador do Glaciar.
– Passeio Cavalgada pela região e ao ao Mirador do Glaciar.
Para as últimas duas opções são necessárias bom condicionamento físico ou experiência em cavalgada. Mas a maior parte das pessoas, por questão de conforto acabam escolhendo a opção 4×4.
A primeira parte do passeio leva ao mirante onde é possível ter uma visão privilegiada da fazenda. Depois se segue ao mirante do Up Sala. Lá de cima é possível ter uma vista privilegiada do que faz parte da Cordilleira dos Andes: picos montanhosos cobertos por neve, o lago com tom azul e o glaciar Uppsala à direita.
Depois do almoço, vem a segunda parte do passeio com visita a um pequeno museu que conta um pouco da história da família fundadora da estância.
Fonte fotos: www.estanciacristina.com
Vídeo: