Fazendas do Pantanal

Código: PANTFREE4
4 DIAS / 3 NOITES
Categoria:
  • 1 PANT

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo. É lá que a vida explode e colore as matas, os rios e os lagos com os tons multicoloridos de todos os tipos de animais. Impossível não vibrar e deixar-se seduzir por uma das variadas concentrações de fauna selvagem do planeta: uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras e outros animais compõem um cenário fascinante, presente maior que a natureza nos deu. Com nossos roteiros você irá vivenciá-la da melhor forma possível: um programa especial em uma típica fazenda pantaneira com cavalgadas, caminhadas e safáris fotográficos de barco. Coroando tudo, a típica e imperdível gastronomia pantaneira.

INCLUI
– Traslados Aeroporto / Fazenda no Pantanal / Aeroporto;
– 03 noites de hospedagem com pensão completa;
– Passeios descritos no no roteiro;
– Guias especializados;
– Seguro de Viagem.
NÃO INCLUI – Passagem Aérea Origem x Campo Grande ou Cuiabá x Origem (consulte-nos)
– Refeições durante os traslados
– Despesas de ordem pessoal
– Bebidas
OPÇÕES DE FAZENDAS Fazenda 23 de Março – www.fazenda23demarco.com.br
Fazenda Aguapé – www.pousadaaguape.com.br
Fazenda Xaraés – www.xaraes.com.br
Fazenda Aguapé – www.pousadaaguape.com.br
Fazenda Pousada do Rio Mutum – www.pousadamutum.com.br
Fazenda Pousada Refúgio da Ilha – www.refugiodailha.com.br
Refúgio Ecológico Caiman – www.caiman.com.br
VALORES A partir de R$ 2.050 por pessoa

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR:
Pantanal e Bonito pode ser visitada o ano todo. De dezembro a março é um período mais chuvoso e os rios e cachoeiras ficam mais abundantes e a vegetação mais verde. De Abril a Outubro é um período mais seco, as águas ficam mais cristalinas, ideal para as flutuações nos rios.

O QUE LEVAR:
Mochila pequena, bota para caminhada (ou tênis antiderrapante), agasalho, repelente, boné, protetor solar, lanterna, cantil, binóculos, capa de chuva (anorak), maiô, toalha pequena para os passeios, short, câmera fotográfica.

OBSERVAÇÕES:
Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.

OPÇÃO 1 - FAZENDA 23 DE MARÇO

1º Dia - ORIGEM / CAMPO GRANDE / FAZENDA 23 DE MARÇO
Chegada ao aeroporto de Campo Grande. Recepção e traslado até a Fazenda 23 de Março com duração de aproximadamente 03h30 de viagem (grande parte do percurso em estrada asfaltada). Chegada e acomodação por 03 noites.

2º Dia e 3º Dia - FAZENDA 23 DE MARÇO
Dias dedicados aos seguintes passeios que serão organizados pela Fazenda. É possivel escolher 2 passeios diários:

Cavalgada
Passeio a cavalo por trilhas ou campos da fazenda, para conhecimento da fauna e flora da região. A duração deste passeio é de acordo ao perfil do visitante, podendo ser de uma hora até 5 horas.

Cavalgada em Campos Alagados
Passeio a cavalo por trilhas ou campos da Fazenda, para conhecimento da fauna e flora da região em campos alagados. Esse passeio só é possível no período de Dezembro a Março.

Cavalgada com Manejo
Passeio a cavalo pelas invernadas ou piquetes com a possibilidade de interação com o gado pantaneiro, em afazeres da pecuária, chamamos isso de manejo. Esse passeio é possível vivenciar o dia dia do homem do Pantanal

Pescaria Esportiva
Pesca esportiva ( pesque e solte ) com varas de bambú em Baías. A pesca é de pequenos peixes: lobós (traíras), piranhas, mandis, lambaris, piaus...

Observação de Pássaros
Passeio a pé, a cavalo e ou Toyota Bandeirantes com paradas estratégicas para observação de pássaros estando em terra ou em Mirante suspenso. A Fazenda possui um guia de aves catalogadas na região. Este guia é entregue aos visitantes para acompanhamento durante os passeios.

Safari Diurno
Passeio em Toyota Bandeirantes (carro aberto) por trilhas e vazantes observando aves e animais de costumes diurnos. Paradas estratégicas para a " Roda de Tereré ".

Safari Noturno (Focagem)
Passeio em Toyota bandeirantes (carro aberto) por trilhas para observação de animais de costumes noturnos, paradas em baías para focagem de jacarés; Observação de Tamanduás, Lobinhos, Jaguatiricas, Antas, Capivaras entre outros.

Trilhas
Passeio a pé por trilhas catalogadas para reconhecimento do ecossistema, por longas e curtas distâncias. Nestas, observa-se a riqueza da vida pantaneira.

Interação com o Dia a Dia da Fazenda
Possibilidade de acompanhar a ordenha, fabricação de queijos, doces, culinária em geral e conhecimento dos hábitos diários (roda de tererê)

4º Dia - FAZENDA 23 DE MARÇO / CAMPO GRANDE / ORIGEM
Cedo pela manhã, traslado ao aeroporto de Campo Grande (03h30 de viagem).

.

OPÇÃO 2 - FAZENDA AGUAPÉ

1º Dia - ORIGEM / CAMPO GRANDE / PANTANAL
Chegada ao aeroporto de Campo Grande, recepção e traslado ao Pantanal (cerca de 3h30). Chegada à pousada e acomodação por 03 noites com pensão completa.

2º Dia e 3º Dia - PANTANAL
Dias dedicados aos seguintes passeios a serem programados pela Pousada (02 passeios por dia):

*Passeio a Cavalo
Todos os passeios realizados passam por paisagens únicas, mas é o cavalo uma das principais atrações da Pousada Aguapé, pois é a melhor maneira de se conhecer o pantanal. Cavalgando por seus campos abertos, brejos, caápões, cordilheiras, corixos e baias, nos deparamos com uma rica variedade de flora e exuberante fauna, típicas de uma região bem preservada. Os cavalos são tranqüilos, o que faz com que mesmo quem nunca andou a cavalo possa fazer este passeio. Existem diversas trilhas, com percursos mais curtos ou longos, que podem ser feitas tanto nas cheias como na seca, sempre com acompanhamento de experientes guias locais.

*Passeio de Barco
Conhecer o rio aquidauana e toda beleza e exuberância de sua mata ciliar com suas arvores centenárias, habitat natural de aves, mamíferos e répteis que às suas margens se refugiam ou simplesmente se deliciar com os sons e cantos dos pássaros, fazem parte do percurso do passeio de barco. Neste passeio, que dura cerca de 2 horas a 2h30, é obrigatório o uso de colete salva-vidas (fornecido pela pousada).

*Caminhada
As caminhadas são feitas em mata fechada, campo aberto e mata ciliar, é nesse passeio que se têm maior contato com a flora da região conhecendo suas funções e importância para o equilíbrio do ecossistema pantaneiro além de ser uma boa oportunidade de ver os animais mais de perto. Há diversos percursos pelas trilhas da fazenda com duração entre 1h30 a 04h.

*Pesca Esportiva de Piranha
A pesca esportiva de piranhas é feita em uma baia do Rio Aquidauana que fica próxima à sede da fazenda. A piranha é usada principalmente para fazer um prato típico da região, o Caldo de Piranha e também serve de alimento para os jacarés que já ficam observando os pescadores para roubar seus peixes.

*Safari Fotográfico
O Safári Fotográfico é feito em um carro 4x4, aberto, adaptado para o passeio. Permite alcançar regiões que ficam mais distantes da sede da fazenda passando por variados tipos de vegetação como campos, cerrado, alagados e corixos. Permite uma visão ampla da paisagem e pode-se avistar grande diversidade da fauna regional.

*Focagem Noturna
Durante a noite, animais de hábitos noturnos e o céu estrelado do Pantanal é o que se encontra na focagem noturna. Um passeio realizado de carro ou barco, com a utilização de um holofote que deixa mais fácil a localização dos animais a noite.

*Passeio de Charrete
Um agradável passeio pelos campos da fazenda e uma ótima opção para quem não quer ou não pode andar a cavalo. Com a charrete é possível fazer praticamente o mesmo percurso que se faz nos passeios a cavalo, permitindo o acesso a diversas trilhas até na época da cheia. Além de confortável, o silencio é a vantagem desta modalidade de transporte.

*Manejo de Gado
O convívio com os pantaneiros e o contato com seus hábitos e costumes, tem seu ponto alto nas lidas com o gado, do qual nosso hóspede pode participar com segurança. A paisagem, o linguajar, “os causos”, tudo soma para que tenham na pousada Aguapé uma experiência gratificante e inesquecível.

4º Dia - PANTANAL / CAMPO GRANDE / ORIGEM
Cedo pela manhã, traslado ao aeroporto de Campo Grande.

.

OPÇÃO 3 - FAZENDA XARAÉS

1º Dia - ORIGEM / CAMPO GRANDE / POUSADA XARAÉS
Chegada ao Aeroporto de Campo Grande. Recepção e traslado à Fazenda Xaraés (aproximadamente 5 horas). Chegada e acomodação por 03 noites.

2º Dia e 3º Dia - POUSADA XARAÉS
Dias dedicados aos seguintes passeios:

Passeio a Cavalo
O cavalo é o melhor meio de transporte para se contemplar a natureza e conhecer verdadeiramente o Pantanal. No interior , há muitas áreas que durante uma grande parte do ano só são acessíveis a cavalo devido ao alagamento dos campos. Nos passeios utilizamos cavalos pantaneiros adaptados às condições adversas da região e arreios típicos pantaneiros que proporcionam grande conforto aos cavaleiros. Para quem nunca montou ou já não o faz há muito tempo é também uma excelente oportunidade de aprender e divertir-se. Temos capacetes à disposição, de acordo com normas de segurança. A duração varia de 1h30m até 4h. É possível passar por paisagens deslumbrantes de campos abertos, brejos, capões, cordilheiras, corixos e baías. São ótimos momentos para avistar a flora e fauna típicas da região. Também o convívio com as pessoas e costumes locais faz parte integrante dos passeios, tomando tereré no campo, observando o trabalho dos peões com o gado e participando sempre que possível.

Passeio de Barco
Os passeios de barco no rio Abobral permitem-nos ter observar a mata ciliar e ter acesso ao habitat de muitas espécies de flora e fauna. Nestes passeios, que têm duração entre 1 e 3 horas, são utilizados barcos de pequenas dimensões, adequados às características do rio. A segurança não é esquecida com o uso obrigatório de coletes salva-vidas. Como todo o resto no Pantanal o rio Abobral, que passa a escassos metros da pousada, acompanha o ciclo das águas não sendo por isso navegável no período da seca que normalmente vai de Junho a Novembro. No período da cheia o barco é o principal meio de transporte utilizado na região.

Canoa Canadense
A canoa canadense é usada para passeios também no Rio Abobral e permite escutar os sons da natureza. Cada canoa tem capacidade para três pessoas e os hóspedes podem remar se preferirem ou apenas desfrutar da paisagem com nossos guias. É obrigatório o uso de colete salva-vidas. Os passeios têm duração entre 1h30min e 2h30min, podendo ser feito durante todo o ano. Pelo silêncio e pela paisagem, este passeio é um dos mais relaxantes no Pantanal.

Safári Fotográfico em 4X4
O safári fotográfico em veículo 4x4 é meio ideal para conhecer grandes extensões da paisagem pantaneira pela sua rapidez de locomoção. Atinge-se áreas mais remotas que, por exemplo, a cavalo levariam um dia de viagem. Este meio de transporte está diretamente dependente do regime das águas sendo utilizado na época da seca. De carro, os visitantes têm uma ampla visão ao passar por diversos tipos de paisagem. Muitas vezes dentro d’água cruzando rios, riachos e vazantes. É possível avistar grande diversidade de flora e fauna regionais. A duração deste passeio é de até 3 horas. A exploração do Pantanal em veículo todo terreno será uma aventura memorável sempre envolvida por uma Natureza fabulosa onde a vida selvagem nos surpreende a cada dia.

Focagem Noturna
O passeio para a focagem noturna é realizado em carro 4X4 ou dependendo da estação, em barco. Este passeio nos revela outra faceta da natureza pantaneira, possibilitando a observação do céu estrelado e procura por animais que regem uma orquestra noturna. Costuma ocorrer no retorno do safári fotografico e leva cerca de 1h.

Caminhada
As caminhadas são feitas em campos abertos, capões, cordilheiras e na mata ciliar. Desse modo, é propício um contato mais próximo do turista com a flora local aproveitando essa oportunidade para fazer uma explicação mais pormenorizada sobre os vários tipos de plantas e árvores e os seus vários usos, medicinais e outros. Nesta altura também há chances de observar mais de perto alguns animais como bugios, quatis, tatus, várias espécies de aves e muitos outros que surpreendem a cada momento. A duração das caminhadas pode variar entre 1h e 2h30min dependendo do perfil do grupo e da trilha escolhida.

Pesque e Solte da Piranha
A pesca poderá ser realizada em baías ou no rio Abobral. Os visitantes poderão tentar a sorte em pescar alguma piranha ao mesmo tempo em que aproveitam a tranqüilidade do rio. A duração varia de acordo com a vontade dos visitantes.

4º Dia - POUSADA XARAÉS / CAMPO GRANDE / ORIGEM
Cedo pela manhã, traslado ao aeroporto de Campo Grande.

.

OPÇÃO 4 - FAZENDA POUSADA DO RIO MUTUM

1º Dia - ORIGEM / CUIABÁ / POUSADA DO RIO MUTUM
Chegada e Recepção no aeroporto de Cuiabá. Transfer de carro com destino à Pousada do Rio Mutum, num trajeto de aproximadamente 2 horas e 30 minutos, passando pela pequena cidade de Santo Antonio do Leverger e pelos Vilarejos de Porto de Fora e Mimoso, local onde nasceu o Marechal Cândido Rondon. No trajeto é possível avistar pássaros, pequenos animais, paisagens e construções típicas do povo pantaneiro.
No período da cheia (de Dezembro a Abril) o traslado poderá ser de 2 horas de carro mais 30 minutos de barco, sendo este último no trecho entre a Ponte do Rio Mutum e a Pousada. Chegada à pousada, recepção e drinque de boas-vindas. Após o check-in, palestra de introdução ao Pantanal e região, com apresentação de mapas cartográficos e imagens de satélite. E para os amantes da natureza, a possibilidade de logo após a palestra, realizar uma caminhada para a observação das várias espécies de pássaros e outros animais que habitam o parque da pousada.

2º Dia - PANTANAL - POUSADA DO RIO MUTUM
Após o café da manhã, passeio à cavalo com duração aproximada de 3 horas, até uma fazenda típica às margens da Baía de Siá Mariana. Esse caminho é excelente para a observação da flora e fauna locais que, durante todo o ano, surpreendem pela diversidade de espécies. Almoço na pousada.
A tarde, passeio de barco pelo Rio Mutum, com duração aproximada de 3 horas. Neste rio de águas transparentes e formas sinuosas, além da vegetação, em seu leito podemos observar ariranhas (Pteronura brasiliensis) raias (Taeniura lymma) e cardumes de pequenos peixes. E em suas margens, várias espécies de pássaros que têm como habitat natural a mata ciliar. Retorno à pousada. Jantar. Após o jantar, focagem noturna, realizada de jipe ou de barco, com duração aproximada de 2 horas, para exploração dos arredores da pousada em busca de animais de hábitos noturnos e contemplação do ambiente pantaneiro. Pernoite.

3º Dia - PANTANAL - POUSADA DO RIO MUTUM
Após o café da manhã, caminhada com duração aproximada de 3 horas, para a exploração da natureza, passando por cordilheiras, matas e campos abertos em busca de aves, mamíferos, répteis, plantas e outros componentes do ecossistema Pantanal. Retorno para almoço.
À tarde, passeio de barco, com duração aproximada de 3 horas, descendo o Rio Mutum até a Baía de Siá Mariana (com 8 km lineares de extensão no sentido Norte/Sul). Este passeio tem por objetivo explorar as margens da baía e o canal que liga a Baía de Siá Mariana com a Baía de Chacororé, onde todo o ano pode-se observar diversas espécies de aves, répteis e outros animais (no período da cheia a Baía de Chacororé ultrapassa 15 km de extensão em área aberta). No final da tarde, parada para apreciação do pôr do sol e pescaria* de piranhas. Ao anoitecer, retornando à pousada, focagem de animais de hábitos noturnos. Ao desembarcar, o imperdível show de alimentação dos jacarés. Jantar e pernoite.
* A pescaria de piranhas ocorre nos meses de Março a Outubro. No período de 01 de novembro a 28 de fevereiro, é proibido pescar nos rios, lagos e baías de Mato Grosso, por se tratar do período de reprodução dos peixes (Piracema).

4º Dia - POUSADA DO RIO MUTUM / CUIABÁ / ORIGEM
04h30 – Alvorecer com saída de barco a remo, com duração aproximada de 01 hora e 30 minutos, para a apreciação do deslumbrante espetáculo do despertar da natureza no Pantanal. Retorno à pousada para o café da manhã, seguido de check-out e embarque com destino ao aeroporto de Cuiabá.
.

OPÇÃO 5 - FAZENDO POUSADA REFÚGIO DA ILHA

1° Dia - ORIGEM / CAMPO GRANDE / REFÚGIO DA ILHA
Chegada ao aeroporto de Campo Grande, recepção e traslado ao Pantanal (cerca de 03h00 de percurso). Hospedagem, jantar e apresenta??o da fazenda e das atividades para os pr?ximos dias.

2° Dia e 3° Dia - REFÚGIO DA ILHA
Dias dedicados aos seguintes passeios:

- Passeio de barco a motor pelo rio Salobra, rio Miranda e corixos da fazenda;
- Descida do rio com barco a motor elétrico;
- Cavalgada pelos campos, matas e alagadiços;
- Canoagem no rio Salobra e corixos;
- Caminhadas pelas trilhas, estradas e campos;
- Passeio em jipe militar 4x4 pelos campos, estradas e trilhas.

4° Dia - REFÚGIO DA ILHA / CAMPO GRANDE / ORIGEM
Após o café da manha, traslado ao aeroporto de Campo Grande.

.

OPÇÃO 6 - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN

1° Dia - CAMPO GRANDE // REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN
Chegada ao aeroporto de Campo Grande, recepção e traslado ao Refúgio Ecológico Caiman, passando por Aquidauana e Miranda (cerca de 04h00). Hospedagem, jantar e apresentação da fazenda e das atividades para os próximos dias.

2° Dia e 3º Dia - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN
Diariamente cada pousada oferece dois passeios diurnos e uma atividade noturna. As atividades regulares são:

Caminhadas nas trilhas pantaneiras: realizadas em diversas trilhas nas proximidades das pousadas, as caminhadas permitem a observação de pequenos animais e vegetação da região. É o passeio que proporciona maior contato com o ambiente que está sendo visitado. Reforçando o enfoque ecológico da sua atividade, o Refúgio Ecológico Caiman alterna as áreas de passeios, minimizando o impacto no meio ambiente.
Caiman Tour: é uma caminhada pelos arredores da sede principal, Base do Projeto Onçafari e Centro de Interpretação Ambiental. O seu destino final é a ponte do Paizinho, um dos locais mais tradicionais do Refúgio Ecológico Caiman, aonde se realiza a observação dos jacarés. É um momento mágico em que os turistas ficam bem próximos dos jacarés com toda a segurança proporcionada pelos guias, conhecendo de perto um dos símbolos do Pantanal.
Safári Fotográfico: realizado em veículos especialmente adaptados, este passeio possibilita o acesso aos locais mais distantes na fazenda. Durante o safári fotográfico, é possível observar as peculiaridades e contrastes da vegetação, assim como uma grande variedade de animais. Este passeio pode ser combinado com outras atividade, como por exemplo uma trilha na mata e focagem.
Passeio de canoa canadense: é realizado nas baías da fazenda. Os hóspedes remam em canoas canadenses de três lugares e contemplam a vegetação e as aves aquáticas mais próximas. É também uma boa oportunidade para ouvir os sons locais e observar o lindo pôr-do-sol pantaneiro.
Focagem Noturna: oferece a oportunidade de se observar animais de hábitos noturnos. O ponto alto é quando se avistam os jacarés, cujos olhos têm um reflexo vermelho impressionante.
Jeep Safari: oferece um contato mais íntimo com a vida selvagem. Realizado em veículos 4x4 com adaptações para safári, proporciona aos hóspedes um contato mais próximo com os animais e acesso a diferentes áreas do Pantanal.

4° Dia - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN // CAMPO GRANDE
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Campo Grande.

Valor:R$2,050.00

Preencha os dados abaixo nos informando o que procura e entraremos em contato