Deserto de Atacama com Salar de Uyuni

Código: CJCUYU
11 dias 10 noites
Categoria:
  • uyu 1
  • 1 uyu 10
  • 1 uyu 4
  • 1 uyu 2
  • 1 uyu 9
  • 1 uyu 8
  • 1 uyu 5
  • 1 uyu 7
  • 1 atacama 5
  • 1 uyu 3

O Deserto de Atacama é destino com paisagens bem exóticas que impressionam diversos tipos de pessoas – desde turistas que querem conhecer algo novo a aventureiros em busca de escaladas a vulcões; de fotógrafos a astrônomos & pesquisadores, etc. Localizado no norte do Chile, o Atacama é o deserto mais seco e mais alto do planeta. Em San Pedro de Atacama, por determinação municipal, todas as construções são feitas de adobe, um tipo de barro que mantém a temperatura da parte a interna das casas agradável, seja no frio ou no intenso calor. O grande diferencial do Atacama são as diversidades de paisagens: cordilheiras, vulcões, gêiseres, salares, lagoas altiplânicas, vilas pré-cordilheiranas, canyons, águas termais, etc. O Atacama ainda conta com uma história bastante rica e seus vestígios ainda podem ser observados nas ruínas de antigas civilizações, múmias e arte rupestre.

O Salar de Uyuni, na Bolívia, é o maior salar da América do Sul e um dos mais bonitos do mundo. Sua superfície é coberta por uma média de 70 centímetros de sal branco. Após a temporada de chuvas, o salar fica coberto por uma fina camada de água que funciona como um espelho e reflete o céu. Um lugar de rara beleza e só conhecidos por aqueles que suportam a rusticidade da viagem.

Nesse roteiro te leva a conhecer o Deserto de Atacama e o Salar de Uyuni em 11 dias, incluindo os principais atrativos da região.

INCLUI – Traslado Aeroporto de Calama / San Pedro de Atacama / Aeroporto de Calama;
– Traslado San Pedro de Atacama / Uyuni / San Pedro de Atacama;
– 07 noites de hospedagem em San Pedro de Atacama com café da manhã;
– 03 noites de hospedagem em Uyuni com pensão completa;
– Tour de meio dia ao Valle de la Luna, de la Muerte e Cordilheira de Sal;
– Tour de dia inteiro ao Salar de Atacama com Lagoas Andinas;
– Tour arqueológico e Laguna Cejar de dia inteiro;
– Tour de meio dia aos Geisers del Tatio (regular);
– 04 dias de expedição ao Salar de Uyuni com passeios descritos no roteiro;
– Seguro de Viagem
NÃO INCLUI – Passagem Aérea Origem x Calama x Origem (consulte-nos)
– Entradas/ingressos (valores aproximados) :
* Valle de la Luna: USD 5
* Salar de Atacama e Lagoas Miscanti e Meñiques: USD 10
* Laguna Cejar: USD 5
* Tour arqueológico: USD 10
* Puritama: USD 10
* Geisers del Tatio: USD 8
– Refeições durante os traslados
– Despesas de ordem pessoal
– Bebidas
OPÇÕES DE HOTELARIA Em San Pedro de Atacama:
Hotel Casa Don Tomas (3 estrelas)
Hosteria San Pedro (3 estrelas)
Kimal Hotel (4 estrelas)
Hotel Terrantai (4 estrelas)
Altiplánico Hotel (4 estrelas)
Cumbres Hotel (ex Kunza) (5 estrelas)
Tierra Atacama Hotel & Spa (5 estrelas)No Salar de Uyuni:
Jardines de Uyuni + Hotel de Sal + Hotel de Piedra
VALORES A partir de USD 2.990 por pessoa

 

DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE:
BRASILEIROS: São aceitos somente Passaporte (validade mínima de 6 meses).
ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.

INFORMAÇÕES ÚTEIS DE ATACAMA:
Localização: Situada a 1.680 km de Santiago e a 115 km da cidade de Calama.
Aeroporto mais próximo: El Loa, na cidade de Calama.
Idioma oficial: Espanhol
Moeda: Peso Chileno
Geografia: A cidade de San Pedro de Atacama está a 2.438 metros acima do nível do mar. Encontra-se na zona norte do Deserto de Atacama, o mais seco do mundo, rodeada por cadeias montanhosas.
Clima: San Pedro de Atacama tem um clima desértico de montanha, caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes, grande radiação solar e chuvas escassas. A temperatura no verão (de dezembro a fevereiro) é de 30°C durante o dia e 16°C durante a noite. No inverno (de junho a agosto) a temperatura é de aproximadamente 22°C durante o dia e 4°C durante a noite
Código telefônico: (56 55) Chile 56 + San Pedro de Atacama 55

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Arquitetura: Por determinação da municipalidade de San Pedro de Atacama, as construções preservam a arquitetura típica em adobe, método que mantém a parte interna das habitações na temperatura adequada ao clima, ou seja, preserva a temperatura interna quente nos dias de frio e refrescante nos dias de calor.
Imigração: Como turistas, brasileiros podem ficar até 90 dias no Chile. Ao chegar lá, você precisará comprovar que tem uma passagem de saída do país.
Custos aproximados: Para as refeições você gastará em torno de US$ 30 diários. Lembre-se de separar um dinheiro para as compras de artesanatos e taxas de embarques.

O QUE LEVAR:
É necessário levar agasalhos e também roupas leves, tanto para enfrentar temperaturas a 28ºC durante o dia, quanto 2ºC durante a noite. Para os passeios, um par de tênis ou bota de caminhadas, chapéu ou boné, máquina fotográfica, lanterna pequena, toalha pequena para os passeios, repelente, cantil, short ou bermuda, maiô/biquíni/sunga, mochila pequena para os passeios. A região é muito seca, leve também cremes hidratantes, protetor solar, protetor labial, óculos de sol e lenço para se proteger da poeira.
O que vestir: Nos passeios use roupas confortáveis que facilitem os movimentos, calçado adequado (tênis/bota para trilha e caminhada). Vista roupa leve debaixo do agasalho, boné ou chapéu e óculos escuros. Não se esqueça do protetor solar.

1º Dia - ORIGEM / CALAMA / SAN PEDRO DE ATACAMA
Chegada ao aeroporto de Calama. Recepção e traslado a San Pedro de Atacama (100 km).

2º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - Tour Valle de la Luna, de la Muerte e Cordillera de la Sal
Saída em excursão semi-privativa ao Valle de la Luna, Valle de la Muerte e Cordillera de Sal. Durante o tour faremos pequenas caminhadas para conhecer de perto a geologia da região. Na Grand Duna, veremos o pôr-do-sol e a mudança de cores da cordilheira.

3º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - Salar de Atacama, Toconao, Vale de Jeré, Socaire, Lagoas Miscanti e Meñiques
Após o café da manhã, saída em excursão semi-privativa de dia completo em direção ao Salar de Atacama, uma planície com quase 100 km de extensão, coberta de sal e onde afloram lagoas azuis repletas de flamingos. No caminho visitaremos a pequena vila de Toconao, toda construída em pedra vulcânica (liparita), com sua igreja e torre típicas. No Vale de Jeré faremos uma pequena caminhada por entre as áreas de cultivo em pleno deserto. Também conheceremos a vila de Socaire, no meio do trajeto que leva à Cordilheira dos Andes. Caminharemos pela cidade para visitar a igreja centenária e os terraços pré-incas de cultivo de quinoa nos arredores. Parada para almoço (incluido). Em seguida, subiremos ao alto da cordilheira onde, a 4.300 metros de altura, encontraremos duas deslumbrantes lagoas cercadas de vulcões, conhecidas como Miscanti e Meñiques.Em suas margens, aves fazem seus ninhos, sendo esse um ponto importante de nidificação dos Andes. No retorno seguiremos por uma estrada pavimentada com sal e visitaremos a Laguna Chaxar, no meio do Salar do Atacama. Ali poderemos observar de perto cristais de sal, afloramentos de água e uma rica fauna composta de flamingos e dezenas de outros pássaros. No final da tarde, retorno ao hotel.

4º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - Tour Arqueológico / Laguna Cejar / Salar de Tebinquinche
Pela manhã, Tour Arqueológico semi-privativo pelas ruínas da Aldeia de Tulor, um dos povoamentos mais antigos do Atacama com mais de 3 mil anos, e após essa visita, seguiremos a Pukara de Quitor, uma fortaleza atacamenha do século XII construída na encosta da uma montanha. Do alto da colina há um mirante com uma impressionante vista de toda a cidade e do Salar de Atacama. Nosso passeio termina nas Ruínas Incas de Catarpe. Retorno à cidade e almoço (não incluído). Na parte da tarde, sairemos em direção ao Salar de Atacama em veículo off-road em semi-privativo. Através de trilhas por dentro do salar (de carro) chegaremos à Laguna Cejar, uma lagoa salgada e de forte cor verde esmeralda cercada por cristais de sal. Devido à grande quantidade de sal em suas águas, pode-se flutuar com facilidade (Não é mais permitido o mergulho nesta lagoa). Após a visita à Laguna Cejar, continuaremos entrando no coração do salar até chegar aos "Ojos del Salar", duas lagoas enigmáticas. Lá, poderemos nadar em suas águas de intensa cor azul. Continuaremos entrando no salar até chegar ao nosso destino final - o Salar de Tebinquinche, incrível lagoa localizada no coração do imenso Salar de Atacama, lugar do mais espetacular entardecer que o deserto pode nos oferecer. Retorno ao hotel no final da tarde. Pernoite em San Pedro de Atacama.

5º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA - Geisers del Tatio
Localizados na base do Vulcão Tatio (4.300 metros), este campo de gêiseres é considerado um dos mais importantes do mundo. São dezenas de buracos de onde são expelidas fumaça, lama e água fervente que chegam a 7 metros de altura. Este tour começa a partir das cinco da manhã em micro ônibus, pois é na exata hora do nascer do sol que os gêiseres alcançam sua maior atividade. O café da manhã será servido no local. Em seguida, iremos para o outro lado do campo, onde encontramos os três maiores gêiseres da região, com até 10 metros de diâmetro. Suas águas são recolhidas por canaletas e despejadas em uma piscina de pedras, onde poderemos tomar um delicioso banho termal. Às 10h, início do retorno a San Pedro, onde chegaremos por vota das 12h.
A tarde será dedicada a passeios leves pela cidade e ao descanso.
Atenção: Recomendamos o uso de roupas que aqueçam adequadamente pois neste passeio a altitude é de 4.300m e a temperatura pode chegar a -15ºC. Sugerimos o uso de gorro e luvas de lã, cachecol, meias quentes e jaquetas resistentes ao frio.

6º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA // CIDADE DE UYUNI
Saída pela manhã até o controle de fronteira do Chile, para realizar os trâmites migratórios e seguir rumo à Bolívia, localizada a 50 km de San Pedro de Atacama. O caminho é incrível, uma estrada que sobe até 4700m e de qualquer ponto poderemos admirar o Salar de Atacama em sua totalidade. Existem, muito próximos ao trajeto, vestígios de construções indígenas e também algumas pessoas vivendo nestas alturas, se dedicando ao pastoreio de lhamas, cabritos e ovelhas. Ao finalizar uma série de curvas, alcançaremos os 4700m descendo até Hito Cajón. Chegaremos assim até a alfândega boliviana, aos pés do vulcão Juriques, onde faremos os trâmites de migração. Nossa primeira parada, será nas impressionantes lagunas blanca e verde, as quais se encontram aos pés do mais incrível vulcão dos Andes, o Licancabur, que com seus 5920m e sua imponente figura, nos mostra um dos melhores cartões postais deste ponto da expedição. Seguiremos entre montanhas e planícies, passando pelo "Desierto de Dalí", uma reta rodeada de montanhas coloridas que se destacam a distância. Continuação da viagem e passagem pelas "Termas de Polques", inesperada construção que aparece em frente ao magnífico Salar de Chalviri. Almoço. Para os mais valentes, poderão submergir nas águas termais que se encontram na costa do salar. Seguiremos até a Laguna Colorada, maravilha natural do planeta. Esta se destaca pela intensa coloração de sua água nutrida de microorganismos que alimentam a maior população de flamingos do planeta. Chegada ao povoado de Villamar para caminhar pela sua pequena praça central. Continuação ao povoado de Alota, já percorrendo a estrada que nos levará a cidade de Uyuni onde jantaremos. Chegada ao hotel e acomodação por 1 noite.

7º Dia - CIDADE DE UYUNI // SALAR DE UYUNI // HOTEL DE SAL
Após o café da manhã, percorreremos as ruas da cidade de Uyuni, onde o comércio é tremendamente chamativo. Logo cedo, já podemos observar como esta cidade se converteu em um centro de abastecimento dos pequenos e isolados povoados da região. Veremos as típicas “cholas” com seus vestidos, tranças e seus pequenos chapéus. Também encontraremos lojas de Quinoa, cereal sagrado para esta cultura, que no idioma quechua significa “cereal madre” e contém altos níveis de proteínas, com um valor nutritivo excepcional. Visitaremos o mercado do povo, interessante por seus coloridos itens e também encontraremos pequenas lojas dedicadas ao comércio de artesanato típico boliviano. Almoçaremos na cidade de Uyuni para logo nos dirigirmos ao lugar mais espetacular do planeta.
A 30 km da cidade de Uyuni, o pequeno povoado de Colchani é considerado a entrada oficial ao salar. Lá poderemos visitar as fábricas artesanais de sal comestível e algumas lojas de artesanatos, onde se destacam as figuras feitas com sal do próprio salar. Apenas poucos metros deste povoado, encontra-se a maior superfície plana do mundo, seus quase 12 mil km quadrados de sal o transformam em um impressionante deserto branco, rodeado por montanhas e vulcões que superam os 5000 mts de altura. O salar não apenas oferece paisagens indescritíveis, mas é também a maior reserva de lítio do mundo. Estar dentro do salar é simplesmente único, a sensação de liberdade e o silêncio que se apodera deste lugar fará deste dia o mais especial de todos.
Continuaremos até chegar a “Isla Incahuasi”, uma montanha que surge do salar e que abriga milhares de cactus cardones, chegando a medir 12 mts. Há uma trilha que nos levará até seu cume, onde teremos a mais espetacular vista panorâmica, em 360°, desta maravilha da natureza. Nesta imensa planície branca se destaca um vulcão sagrado para os habitantes da região, o “Tunupa”, que é considerado o Deus que controla os vulcões e os raios. Seu colorido é único, se destacando a partir de qualquer ponto do salar, e a seus pés encontraremos o encantador povoado de Tahua, onde pernoitaremos. Jantar e pernoite.

8º Dia - HOTEL DE SAL // SALAR DE UYUNI // HOTEL DE PIEDRA
Depois do café da manhã, nos dirigiremos até algumas impressionantes cavernas . A história conta que ao perder algumas lhamas, dois amigos se depararam com o que eles chamaram das cavernas de galáxias, isto devido a sua indescritível formação. Seguiremos a viagem cruzando grande parte do altiplano entre montanhas e vulcões, até chegar ao salar de Chiguana, onde iremos ao mirante do vulcão Ollague. Neste ponto estaremos margeando o limite com o Chile, para logo passar o agitado “pasito tun tun”, um sinuoso caminho que nos levará ao circuito das “joyas andinas”, formadas por 5 lagoas ( Cañapa, Edionda, Chiarkota, Onda e Ramaditas), lar de centenas de flamencos, gaivotas e vicuñas, que nos oferecerão uma típica paisagem destes remotos ecossistemas andinos. Cruzando planícies desérticas de impressionantes cores, encontraremos no meio da imensa solidão. O hotel oferece um lugar para descansar, repleto de conforto. Acomodação e jantar a uma altura de 4600m.

9º Dia - HOTEL DE PIEDRA / SAN PEDRO DE ATACAMA
Seguiremos nossa viagem cruzando o deserto de Siloli, onde as cores vermelha, laranja, ocre, bronze e bege tomam conta da paisagem. Dentro deste colorido cenário, encontraremos uma das mais encantadoras formações de rocha do mundo, o Arbol de Piedra, o lugar parece ser tirado de outro planeta, com formas incríveis que enfeitam esta parada pouco frequentada. Depois desceremos por alguns kilômetros até chegar a Laguna Colorada. Lar de milhares de flamingos, suas águas avermelhadas contrastam fortemente com o azul do céu.
O horário que chegarmos na laguna nos permitirá encontrar o sol na melhor posição, alcançando seu colorido máximo. Depois, pela manhã, nos dirigiremos até os geyseres, um local fora deste mundo, digno de um filme de ficção. Estas terras ferventes abrigam emanações de coloridos barros borbulhantes que trazem todo o calor proveniente das suas entranhas. Após nos dirigiremos para fronteira com o Chile, para os trâmites migratórios e assim finalizar esta aventura, que sem dúvidas, é e será a experiência mais inesquecível que este país pode oferecer.

10º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA
Este dia é dedicado à realização de tours opcionais (não incluídos no roteiro).

11º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA / CALAMA
Em horário apropriado, traslado ao aeroporto de Calama para embarque com destino a Santiago.

* A programação acima poderá sofrer alterações devido a fatores climáticos, políticos, sociais e de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.

Valor:$2990

Preencha os dados abaixo nos informando o que procura e entraremos em contato