Deserto de Atacama

Código: CJC2
8 Dias 7 Noites
Categoria:
  • cjc 2
  • 1 atacama 3
  • 1 atacama 4
  • 1 atacama 5
  • 1 atacama 6
  • 1 atacama 7
  • 1 atacama
  • 1 uyu 3

O Deserto de Atacama é destino com paisagens bem exóticas que impressionam diversos tipos de pessoas – desde turistas que querem conhecer algo novo a aventureiros em busca de escaladas a vulcões; de fotógrafos a astrônomos & pesquisadores, etc. Localizado no norte do Chile, o Atacama é o deserto mais seco e mais alto do planeta. Em San Pedro de Atacama, por determinação municipal, todas as construções são feitas de adobe, um tipo de barro que mantém a temperatura da parte a interna das casas agradável, seja no frio ou no intenso calor. O grande diferencial do Atacama são as diversidades de paisagens: cordilheiras, vulcões, gêiseres, salares, lagoas altiplânicas, vilas pré-cordilheiranas, canyons, águas termais, etc. O Atacama ainda conta com uma história bastante rica e seus vestígios ainda podem ser observados nas ruínas de antigas civilizações, múmias e arte rupestre.

Nesse roteiro te leva a conhecer o Deserto de Atacama em 8 dias, incluindo os principais atrativos da região.

INCLUI – 7 noites em San Pedro de Atacama com café da manhã.
– Transfer Aeroporto Calama/ San Pedro de Atacama / Aeroporto Calama
– Tour Vale da Lua e Vale da Morte (Half day)
– Tour Salar de Atacama, Toconao e Lagunas Altiplânicas San Pedro de Atacama (Full day)
– Tour Geysers del Tatio (Half Day)
– Passeio Laguna Cejar e Salar Tenbiquinche (Half day)
– Passeio Tour Arqueológico (Half day)
– Seguro Viagem básico
NÃO INCLUI – Passagem Aérea Origem x Calama x Origem (consulte-nos)
– Entradas/ingressos (valores aproximados) :
* Valle de la Luna: USD 5
* Salar de Atacama e Lagoas Miscanti e Meñiques: USD 10
* Laguna Cejar: USD 5
* Tour arqueológico: USD 10
* Puritama: USD 10
* Geisers del Tatio: USD 8
– Refeições durante os traslados
– Despesas de ordem pessoal
– Bebidas
OPÇÕES DE HOTELARIA Hotel Casa Don Tomas (3 estrelas)
Hosteria San Pedro (3 estrelas)
Kimal Hotel (4 estrelas)
Hotel Terrantai (4 estrelas)
Altiplánico Hotel (4 estrelas)
Cumbres Hotel (ex Kunza) (5 estrelas)
Tierra Atacama Hotel & Spa (5 estrelas)
VALORES A partir de USD 1.380 por pessoa

 

DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE:
BRASILEIROS: são aceitos somente Passaporte (validade mínima de 6 meses) ou RG original (com foto recente).
ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.

INFORMAÇÕES ÚTEIS DE ATACAMA:
Localização: Situada a 1.680 km de Santiago e a 115 km da cidade de Calama.
Aeroporto mais próximo: El Loa, na cidade de Calama.
Idioma oficial: Espanhol
Moeda: Peso Chileno
Geografia: A cidade de San Pedro de Atacama está a 2.438 metros acima do nível do mar. Encontra-se na zona norte do Deserto de Atacama, o mais seco do mundo, rodeada por cadeias montanhosas.
Clima: San Pedro de Atacama tem um clima desértico de montanha, caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes, grande radiação solar e chuvas escassas. A temperatura no verão (de dezembro a fevereiro) é de 30°C durante o dia e 16°C durante a noite. No inverno (de junho a agosto) a temperatura é de aproximadamente 22°C durante o dia e 4°C durante a noite
Código telefônico: (56 55) Chile 56 + San Pedro de Atacama 55

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Arquitetura: Por determinação da municipalidade de San Pedro de Atacama, as construções preservam a arquitetura típica em adobe, método que mantém a parte interna das habitações na temperatura adequada ao clima, ou seja, preserva a temperatura interna quente nos dias de frio e refrescante nos dias de calor.
Imigração: Como turistas, brasileiros podem ficar até 90 dias no Chile. Ao chegar lá, você precisará comprovar que tem uma passagem de saída do país.
Custos aproximados: Para as refeições você gastará em torno de US$ 30 diários. Lembre-se de separar um dinheiro para as compras de artesanatos e taxas de embarques.

O QUE LEVAR:
É necessário levar agasalhos e também roupas leves, tanto para enfrentar temperaturas a 28ºC durante o dia, quanto 2ºC durante a noite. Para os passeios, um par de tênis ou bota de caminhadas, chapéu ou boné, máquina fotográfica, lanterna pequena, toalha pequena para os passeios, repelente, cantil, short ou bermuda, maiô/biquíni/sunga, mochila pequena para os passeios. A região é muito seca, leve também cremes hidratantes, protetor solar, protetor labial, óculos de sol e lenço para se proteger da poeira.
O que vestir: Nos passeios use roupas confortáveis que facilitem os movimentos, calçado adequado (tênis/bota para trilha e caminhada). Vista roupa leve debaixo do agasalho, boné ou chapéu e óculos escuros. Não se esqueça do protetor solar.

1 ° DIA – ORIGEM / CALAMA / SAN PEDRO DE ATACAMA
Recepção no aeroporto em Calama e transfer a San Pedro de Atacama. No trajeto, é possível ver a Cordilheira de Sal, a única vista panorâmica do grande salar. Ao fundo, o imponente vulcão Licancabur. Chegada ao hotel em San Pedro de Atacama e hospedagem.

2 ° DIA – SAN PEDRO DE ATACAMA – VALE DA LUA E VALE DA MUERTE
Na parte da tarde, saída para conhecer os vales da Morte e da Lua, parte da Reserva Nacional Los Flamencos localizada dentro da Cordilheira da Sal, a poucos quilômetros de San Pedro de Atacama. Iniciaremos entrando por um cânion estreito, rodeado por altos paredões, para chegar ao Vale da Morte, lugar com belas formações e cores onde poderemos caminhar entre as dunas e cortes de montanhas produzidos pelas erosões da água e vento. Caminharemos por alguns minutos onde o veículo estará nos aguardando um pouco mais adiante. Continuação para o Vale da Lua, formado por uma depressão de solo salino cercada de pequenos morros com belas formas e cores, um espetáculo geológico com formas que se assemelham à superfície lunar. Conheceremos as estátuas de sal conhecidas como "As Três Marias". Subiremos a grande duna para admirar o pôr do sol em todo seu esplendor. Retorno a San Pedro aproximadamente às 19h00.

3° DIA – SAN PEDRO DE ATACAMA – SALAR DE ATACAMA, TACONAO E LAGUNAS ALTIPLANICAS
Saída de San Pedro (aprox. às 08h00) seguindo o caminho em direção ao povoado de Toconao, entre a Cordilheira dos Andes e o Salar de Atacama, com vistas impressionantes e vulcões e da planície do salar. Visita a Toconao, pequeno povoado colonial com pitorescas construções de pedra liparita e a antiga igreja de San Lucas. Continuação para o setor da Quebrada de Jerez, regada pelo Rio Toconao. Possui um micro clima especial para a produção de frutas como peras e marmelos. Sairemos com destino ao Salar de Atacama – Reserva Nacional Los Flamencos – uma área protegida que apresenta blocos de sal e lagoas com sal em formação, habitada por aves típicas deste meio ambiente. Esta Reserva é o local com maior concentração de flamingos. O trajeto continua para Socaire, um povoado de origem pré-hispânica que se destaca por seu tradicional cultivo em terraços agrícolas e casas típicas do estilo atacamenho: paredes de pedra e teto de barro e madeira. Visitaremos também as lagoas Miscanti e Miñiques, localizadas a 4.000 metros, de águas azuladas, rodeadas por vulcões e habitadas por aves andinas. O almoço neste dia é um pic nic em meio a uma paisagem cercada por lagoas altiplânicas. Retorno ao hotel em San Pedro.
OBS. De acordo com as variações climáticas nesta região, o ponto exato onde é feito o almoço pode variar, a fim de oferecer o melhor conforto possível aos passageiros.

4° DIA – SAN PEDRO DE ATACAMA – GEYSERS DEL TATIO
Saída do hotel às 05h00 para conhecer os Geyseres del Tatio, onde chegaremos por volta de 07h00 e faremos e caminhada guiada por este campo geotérmico. Observam-se jatos e colunas de vapor, poças de água borbulhante e altos cumes ao redor. Uma curta caminhada permite observar alguns exemplares de fauna andina como vizcachas (roedores) e guanacos, bem como a vegetação característica da região andina. Ali é servido o café da manhã estilo pic nic. Mais tarde, no retorno a San Pedro, visita ao pequeno povoado de Machuca, com pequenas casas feitas em adobe e sua igrejinha. Seus poucos habitantes hoje dedicam-se ao pastoreio, agricultura e produção de queijos.

5° DIA - SAN PEDRO DE ATACAMA - TOUR ARQUEOLÓGICO, LAGUNA CEJAR COM SALAR DE TEBINQUINCHE
Pela manhã, Tour Arqueológico semi-privativo pelas ruínas da Aldeia de Tulor, um dos povoamentos mais antigos do Atacama com mais de 3 mil anos, e após essa visita, seguiremos a Pukara de Quitor, uma fortaleza atacamenha do século XII construída na encosta da uma montanha. Do alto da colina há um mirante com uma impressionante vista de toda a cidade e do Salar de Atacama. Nosso passeio termina nas Ruínas Incas de Catarpe. Retorno à cidade e almoço (não incluído). Na parte da tarde, sairemos em direção ao Salar de Atacama em veículo off-road em semi-privativo. Através de trilhas por dentro do salar (de carro) chegaremos à Laguna Cejar, uma lagoa salgada e de forte cor verde esmeralda cercada por cristais de sal. Devido à grande quantidade de sal em suas águas, pode-se flutuar com facilidade (Não é mais permitido o mergulho nesta lagoa). Após a visita à Laguna Cejar, continuaremos entrando no coração do salar até chegar aos "Ojos del Salar", duas lagoas enigmáticas. Lá, poderemos nadar em suas águas de intensa cor azul. Continuaremos entrando no salar até chegar ao nosso destino final - o Salar de Tebinquinche, incrível lagoa localizada no coração do imenso Salar de Atacama, lugar do mais espetacular entardecer que o deserto pode nos oferecer. Retorno ao hotel no final da tarde. Pernoite em San Pedro de Atacama.

6° Dia – SAN PEDRO DE ATACAMA 
Dia livre para tours opcionais.

7° Dia – SAN PEDRO DE ATACAMA 
Dia livre para tours opcionais.

8° Dia – SAN PEDRO DE ATACAMA / CALAMA / ORIGEM
Em horário oportuno, transfer ao aeroporto em Calama para embarque com destino a Santiago e conexão para São Paulo.

Atenção: Recomendamos o uso de roupas que aqueçam adequadamente para o passeio aos Geisers del tatio – altitude é de 4.300m e a temperatura pode chegar a -15ºC. Sugerimos o uso de gorro e luvas de lã, cachecol, meias quentes e jaquetas resistentes ao frio, que podem ser alugadas localmente.

 

O roteiro acima é sugestivo e permite personalizações! 

Personalize sua viagem ao Atacama! Confira a lista de Tours extras e opcionais (não inclusos)  a partir de San Pedro de Atacama. Entre em contato para mais detalhes e valores.

– Tour Astronômico
Saída do centro de San Pedro. Esta é uma excursão para observação do céu, reconhecendo os astros celestes e ouvindo explicações sobre eles: conceitos básicos, diferença do céu no norte e no sul, rotação da Terra e do céu com as estações, significados das constelações. Em um primeiro momento, e com a ajuda de um laser point, é feita a observação do céu que podemos ver a olho nu. Posteriormente, a observação é feita por meio de telescópios e equipamentos de alta qualidade. Tempo para compartilhar as experiências saboreando uma babida quente antes de retornar ao hotel em San Pedro.

– Centinelas de la Pakana & Salar de Tara
Saída rumo ao Passo de Jama, controle de fronteira chileno. A rota percorre encostas formadas por lava e cinzas. Parada para uma vista panorâmica do Salar de Atacama e de San Pedro. Chegando ao km 41 da rota internacional de Jama, estaremos a uma altitude de 4.200, e continuaremos pelo desvio para Hito Cajón, na direção norte. Apreciaremos o Vulcão Licancabur, com seus 5.916 metros, grandes montanhas, grupos de ñandus (aves parecidas com avestruzes) e lagoas habitadas por flamingos. Parada para ver as formações rochosas conhecidas como Monjes de la Pakana, fruto da forte atividade vulcânica da região. Chegada ao Salar de Tara, a 4.500 metros, para conhecer seu ecossistema e maravilhoso entorno. Box lunch incluso no trajeto. Retorno a San Pedro.

– Lagunas Verde y Blanca
Subiremos a Cordilheira dos Andes com destino ao altiplano (4.300 metros) por entre os vulcões Licancabur e Juriques. Depois de atravessar a fronteira com a Bolívia (necessita passaporte e certificado internacional de vacina contra febre amarela), visitaremos o vale onde estão duas lagoas salgadas repletas de flamingos e outras aves. (Duração: 5 horas).

– Caminhada Machuca e Rio Grande
Duração: 6 horas. Caminhada com aproximadamente 15 km de distância, pela esplêndida trilha que se inicia no povoado de machuca (à 4000metros de altura), que possue uma população de 8 a 12 pessoas, seguiremos antigos caminhos usados inclusive pelos Incas, passando por belos bofedales, lugar onde as lhamas se alimentam. Faremos uma pausa no pequeno povoado de San Juan, lugar onde desfrutaremos de nosso almoço campestre. Desceremos por um incrível Canyon até chegar ao Povoado de Rio Grande, vilarejo que possue uma singular Igreja e que ainda mantém suas tradições.

– Caminhada Las Cornizas
Duração: 3 horas. Caminhada de 6 km de distância, que começaremos desde o lindo Valle de Catarpe, bordearemos o rio San Pedro até chegar ao antigo túnel, por onde se chega a San Pedro de Atacama. Subiremos por um atalho até chegarmos ao alto, onde teremos a mais espetacular vista panorâmica de toda a cordilheira de sal, com suas admiráveis formações geológicas. Continuaremos caminhando por esse declive, até chegarmos ao Valle de La Muerte, onde desceremos por uma gigantesca duna até nosso veículo que nos levará de volta ao Vilarejo.

– Termas de Puritama
Visita a um vale íngrime e fechado cortado por um rio de águas quentes originados na base dos vulcões. Há várias piscinas naturais em forma de escada onde poderemos nos banhar nestas deliciosas águas vulcânicas.

– Biking Laguna Cejar e Tebinquinche
Passeio de bicicleta com dificuldade média, percorrendo 30 km desde San Pedro até Laguna de Tebinquinche, passando pelas belas Lagunas Cejar, cujas águas possuem elevado quantidade de sal em proporção semelhante a das águas do Mar Morto. Nas Lagunas poderemos entrar e experimentar a sensação de flutuar, devido a intensidade de suas águas, seguindo nossa excursão, terminaremos o passeio com um dos mais espetaculares pôr-do-sol, em Laguna Tebinquinche. Retorno a San Pedro, de carro.

– Trekking Rio Salgado
Caminhada de dificuldade média, onde percorreremos 9 km desde o charmoso Vale de Catarpe até o Rio Salgado. Durante o caminho veremos as ruínas incaicas de "tambo de catarpe". Entraremos pelo canyon do rio San Pedro, onde algumas lhamas serão partes da paisagem que tem um incrível contraste entre o deserto e o verde de algumas árvores. Seguiremos o Rio Salgado até chegar a zona de petroglifos, símbolos gravados nos muros de pedra. Desfrutaremos de um almoço campestre para voltarmos a San Pedro pela parte da tarde.

– Escalada ao Vulcão Lascar
Tempo aproximado de 12 horas. Sairemos do hotel às 06h00 a.m. Subiremos pelos Andes entre vales, lar de lhamas e aves até chegar a lagoa Lejía, onde tomaremos café da manhã é um lugar com uma incrível vista do Vulcão Lascar, Águas Calientes e Pili. Após o café da manhã seguiremos para a base do vulcão, que esta localizada a 4830m e é de onde começaremos a subir (dificuldade médio-alta). O tempo estimado para chegada ao topo é de 3 a 5 horas, lá em cima encontraremos uma das crateras mais impressionantes e gigantescas do planeta, em seu interior é possível ver dezenas de fumarolas e afloramento de enxofre. Desceremos para a base em um tempo aproximado de 2 horas e retornaremos a San Pedro.
Inclui: Veículo 4X4, café da manhã e guia de montanha. Não Inclui: equipamento de montanha (roupas, bastonetes, etc).

 

Valor:$1380

Preencha os dados abaixo nos informando o que procura e entraremos em contato