Como ser um viajante que protege os recifes de corais

24 de outubro de 2018
Curiosidades
Não é nenhum segredo que os recifes de corais do mundo estão com sérios problemas, suas perspectivas ameaçadas por tudo, desde a mudança climática à pesca excessiva. De fato, os cientistas preveem que, sem uma ação drástica, quase todos esses ecossistemas deslumbrantes poderão desaparecer em 2050.
.
Mas enquanto o prognóstico é sombrio, os viajantes podem desempenhar um papel na campanha para salvar os recifes, mudando seu comportamento e fazendo escolhas informadas. Aqui estão as algumas dicas simples de como você pode ajudar a garantir que essas florestas tropicais do mar possam ser desfrutadas por gerações futuras.
.
Limite o uso de plástico
Uma das maiores ameaças à vida marinha é o plástico. Acredita-se que cinco trilhões de peças de plástico estejam flutuando em nossos oceanos. Evite itens o uso único, como bolsas, garrafas e canudos, pode ajudar a evitar a adição a esse problema colossal.
.
Torne-se em voluntário em um projeto de conservação de recife
Uma vasta gama de projetos de conservação marinha é agora oferecida pela maioria das principais organizações de voluntariado em destinos que vão desde a Indonésia até as Maldivas, Fiji e os Açores. Os projetos podem ajudá-lo em iniciativas de conservação, incluindo limpezas de praia, conscientização da comunidade, monitoramento físico de recifes de corais e vida marinha, e até mesmo replantar fragmentos de corais saudáveis ​​em recifes danificados ou branqueados. Com muitos projetos, incluindo um curso de mergulho, é uma ótima maneira de retribuir ao recife enquanto você recebe sua certificação.
.
Evite tocar nos corais
Os corais são mais delicados do que parecem. Tome cuidado quando estiver mergulhando, esteja sempre atento às suas nadadeiras. O movimento delas podem mexer nos sedimentos e sufocar os corais, enquanto simplesmente tocar pode matá-los.
.
Use protetor solar seguro para os recifes
Um estudo das Ilhas Virgens Americanas revelou que os produtos químicos comuns usados ​​em filtros solares eram responsáveis ​​por matar recifes de corais locais. Até mesmo alguns ingredientes encontrados em filtros solares “naturais” ou “orgânicos” podem ser tóxicos. Lavanda e eucalipto, por exemplo, têm aplicações como repelentes de insetos, sugerindo que também podem ser tóxicos para invertebrados. Com um número crescente de marcas de protetor solar ativamente evitando esses ingredientes prejudiciais, é mais fácil fazer escolhas mais seguras contra os recifes.
.
Evite produtos de coral
O coral pode levar décadas para atingir a maturidade e, se for colhido, os leitos de coral circundantes geralmente não se recuperam. As estimadas colônias de coral vermelho do Mediterrâneo, por exemplo, agora produzem apenas cerca de 25% de sua colheita original. Assim, ao comprar joias de coral e outros tipos de lembranças de coral em suas viagens, você está efetivamente contribuindo para o declínio dos corais em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *